Esse grande educador e
pedagogo que foi Paulo Freire (1921-1997) nasceu no Brasil, na cidade
de Recife. Em 1947 começou a trabalhar com adultos analfabetos
e, gradualmente, foi desenvolvendo um método de trabalho a que
foi associada a palavra “conscientização”. A partir
de 1962 partiu para a realização de experiências
com base no seu próprio método.
Ainda na grande nação
sul-americana, depois do golpe de estado ocorrido em 1964, Freire foi
preso pela “Nova Ordem”, sob a alegação de que o
seu método de ensino era manifestamente subversivo. Reaparece,
então, no Chile, no exílio, onde consegue implementar
livremente as suas teorias educacionais, realizando também
vários seminários que versam as suas ideias e o seu
trabalho.
Na base das concepções
de Paulo Neves Freire sobre Educação, encontra-se uma
primeira ideia-chave: “Para ser válida toda a educação,
toda a acção educativa deve ser, necessariamente,
precedida não só de uma reflexão sobre o tema em
estudo, mas também de uma análise do meio vivencial
onde se insere o indivíduo que se pretende apoiar, ajudar a
educar.
Por um lado, na ausência
de uma tal reflexão sobre o indivíduo, arriscamo-nos a
adoptar métodos que o reduziriam à mera condição
de objecto; por outro lado, ignorando a cuidada observação
do meio envolvente, precipitamo-nos na protagonização
de uma educação que não estará nunca
adaptada à pessoa em causa, à qual, no fundo, se
destina. Como defende, então, Paulo Freire o seu método?
Vejamos:
Através da
concretização de uma segunda ideia-força, o
grande pedagogo Paulo Freire aposta na reflexão sobre a
situação, sobre o ambiente atinente ao indivíduo,
sobre a realidade que o torna sujeito. Só uma educação
deste tipo liberta o homem em vez de o escravizar; de o domesticar;
de o “acomodar” como até aí acontecia, na maior
parte das vezes, com os princípios e métodos
educacionais vigentes, tendentes a ajustar o ser humano à
sociedade, em detrimento da sua legítima promoção.
Nesta conformidade,
tornava-se urgente que a Educação tivesse em vista –
e isso foi percebido por este brasileiro, pioneiro desta inovadora e
revolucionária abordagem educativa –, na sua substância,
nos seus programas, nos seus métodos, uma adaptação
à sua própria essência, isto é, permitindo
ao homem se tornar sujeito, se constituir como pessoa no sentido de
transformar o mundo, criando com os outros novas relações
de reciprocidade, na construção da sua própria
cultura e da autenticidade da sua história.
(Voltarei ao assunto)
Gostei de conhecer Paulo Neves Freire e as suas ideias. Realmente, o que se ensina aprende-se melhor quando existe proximidade e partilha entre as partes. Quando quem ensina, ensina o que é realmente útil e necessário saber. Não é fácil, mas será este um caminho que trará certamente mais frutos, acontecendo.
ResponderEliminarBji
Querido
ResponderEliminarUm grande mestre,Paulo Freire! Deve ser dado a conhecer e os seus métodos deveriam ser adoptados...mas... talvez não interesse a quem tutela!!!...
As «ovelhinhas»são mais fáceis de conduzir do que seres bem pensantes,não é?!!!
Obrigada por partilhares ideias tão inovadoras e necessárias, e que deveriam ser tidas em conta.
Muitos parabéns.
Beijinhos
Nininha