quarta-feira, 29 de maio de 2019

COMO CANTOU CAMÕES


Imagem do Google


Como cantou Luís Vaz de Camões
“Perca, quem te perdeu, também a vida”
pois viver sem achar mais ilusões
é perder sem jogar a tal partida

Contemplas a beleza dos faisões
do fardo da subida tão perdida
sem ganhar de rever os furacões
erguidos contra nós tão sem medida

Ao provar o sabor acre do sonho
por não ser sossegado no desejo
de cumprir mil e uma fantasias

exibes o teu semblante tristonho
distante na torre do castelejo
fugindo dos cultos em que não crias



NOTA: O 2.º verso do presente soneto 
           foi excisado da Lírica Camoniana.
           (Edição de Lobo Soropita, 1595)





11 comentários:

  1. Muito bem; Adorei o poema:))

    DO NOSSO GIL ANTÓNIO :- Palavras sentidas que ( nunca ) escrevo.

    Bjos
    Votos de uma óptima Quarta-Feira

    ResponderEliminar
  2. Boa tarde
    começo pela resposta ao comentário que deixou num dos meus blogues:
    Muito grata pelo elogio, sabe sempre bem receber, faz tão bem, principalmente quando a minha auto-estima está abaixo de zero.

    Escreveu:
    Tantas, tão belas e diversificadas.
    Daí eu não saber se percebeu que não são todas minhas.
    São mosaicos com fotos de outros participantes
    só que em cada mosaico há UMA foto minha, consoante os temas
    Por isso, depois mostro a MINHA à parte para que percebam qual de todas aquelas, é a minha.

    Há várias temáticas mas numa semana foram 7 dias sobre a amizade!

    Que bom dizer:Gostei muito.

    Agradeço a sua visita e já tenho outro post novo num outro blogue
    caso queira espreitar
    é aqui:

    http://tempolivremundo.blogspot.com/

    Ando quase há 1 ano a fazer a reportagem escrita e fotográfica da viagem que fiz à Bulgária e à Roménia

    Bom fim de semana
    Abraço da Tulipa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, não me apercebi de que, na realidade, se trata de vários autores.
      Quanto ao blog que assinala, visitá-lo-ei com todo o prazer.
      Beijinhos, Tulipa.

      Eliminar
  3. Como cantou Luís Vaz de Camões
    "Perca, quem te perdeu, também a vida"
    pois viver sem achar mais ilusões
    é perder sem jogar a tal partida

    Tem que se lhe diga
    mas sou muito fraca a analisar
    para mim sei entender
    depois, passar aos outros o que entendi
    é que é mais difícil

    Já tive idade para viver ilusões
    mas agora, já não me iludo
    cada dia que passa sou mais realista
    a idade é outra
    de sonhos ainda aceito viver
    e tento realizar quase todos
    mas, de ilusões, não!

    Obrigada pela partilha
    Abraço da Tulipa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem o outro deixamos de ser... mas a palavra consegue ser redentora se formos capazes de evitar que seja redutora. Por isso, o diálogo intersubjectivo (comunicacional), confere-nos consciêncial social.
      Beijos.
      Beijos, Tulipa.

      Eliminar
  4. "Perder sem jogar a tal partida" é bem triste...
    Um excelente soneto, do qual Camões por certo gostaria.
    Caro Humberto, um bom fim de semana.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  5. A vida deve ser sempre vivida com um objetivo e determinação independentemente das vicissitudes para que nunca possa ser confrontado com situações imaginárias.

    Eu interpretei assim...

    Beijinho, Poeta. Bom fim de semana ��

    ResponderEliminar
  6. Sim, embora aqui a imaginação seja mais um refúgio, um cruzar-de-braços, do que propriamente uma fabulação de melindre.
    Beijinho. Um óptimo fim-de-semana Lusitano.

    ResponderEliminar
  7. Nunca podemos perder as nossas ilusões, elas nos ajudam a continuar a nossa caminhada.
    Belíssimo soneto, adorei!
    Bom fim de semana
    Um abraço
    Maria
    Divagar Sobre Tudo um Pouco

    ResponderEliminar
  8. HUMBERTO,

    Na realidade, precisamos de sonhos para chegarmos próximos dos objetivos, mas de ilusões não, há uma tênue linha a separar um do outro. Muito lindo, Humberto!

    "Ao provar o sabor acre do sonho
    por não ser sossegado no desejo
    de cumprir mil e uma fantasias".

    Beijo, uma ótima semana!

    ResponderEliminar
  9. Gostei do seu "diálogo" com Camões, neste soneto excelente e melancólico.
    Uma boa semana, meu Amigo.
    Um beijo.

    ResponderEliminar