Dos vários recursos multimédia, a imagem de vídeo que veicula o entrevistado no momento da entrevista, a par das respostas às perguntas que lhe são colocadas, constitui uma oportunidade única cujo realismo e objectividade se situam para lá do simples relato dos factos, uma vez utilizada na web.
Enquanto na televisão, o texto em voz-off sublinha a imagem, sem (concorrência semântica) nem significado quando separados, no caso da entrevista colocada na Web a imagem apresenta-se, por si só, como um texto autónomo, susceptível da legibilidade que reforça a compreensão do cibernauta, no momento da interpretação das palavras do entrevistado; desta maneira, o espectador-leitor é levado pela curiosidade à intertextualidade, movendo-se da árvore para a floresta.
No caso concreto da entrevista em plataforma digital, não releva da mesma a redundância verificada num simples vídeo televisivo, isto porque quando aquela se integra na Web, assume de imediato “o carácter legitimador da informação veiculada”, embora se dilua a enventual emoção original. (CANAVILHAS 2001: 5)
A Web é muito mais do que um novo meio de distribuição de conteúdos jornalísticos, pelo que deve ser aproveitada no caso concreto da plataforma da entrevista, no âmbito de todas as suas reais potencialidades que, incluem, como já foi dito, as virtualidades multimédias da rede, a capacidade diversificada de leitura não linear ou multilinear, os reflexos da hipertextualidade de acordo com a disponibilidade interventiva (interactiva) dos cibernautas que, ao disporem simultaneamente do texto, do som e da imagem em movimento, têm uma palavra a dizer, no cômputo da fruição da informação disponível em várias direcções e sentidos. Segundo Canavilhas (2001: 2), o conceito introduzido por este conjunto de práticas, cujas possibilidades de partilha informativa se renovam e redimensionam a cada momento, deve ser designado de webjornalismo, mais do que jornalismo online.
Depois de tudo quanto escrevi sobre as características da entrevista tradicional, quer a nível geral quer sob ponto de vista dos seus aspectos particulares, é curioso notar a forma como o simples facto de ter surgido um amplo leque de novas vias proporcionadas pelos múltiplos aspectos inerentes ao World Wide Web, caracterizado pela diversidade multimédia (som e imagem em movimento), pelo hipertexto e pela interactividade efectivamente participada e participante, a partir de todos os pontos da rede, tornam-se evidentes os ganhos de utilização da entrevista em plataformas digitais, porque fazem, não só o aproveitamento das potencialidades tecnológicas apontadas, mas conseguem, também, obter resultados no campo informativo, junto dos cibernautas leitores, constituindo um desafio para estes, sob o ponto de vista da interactividade que potencia o enriquecimento da informação geral partilhada, cuja actualização é constante e se processa à escala global.
INÊS SANTOS
Imagem do Google |
Querida Inês
ResponderEliminarUm belo texto sobre as vantagens do Webjornalismo!
Ganhamos todos!
Obrigada.
Beijinhos
Tia Beatriz