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Avançando
mais ainda, a caminho da conclusão, na reflexão
iniciada há cerca de oito dias sobre a temática em
epígrafe, direi que, tanto pelo seu objecto como pela sua
intenção, PSICOLOGIA e PEDAGOGIA são distintas,
segundo confirma A. Fischer, o que, do ponto de vista científico,
constitui uma visão do problema em moldes bem mais realistas e
clarividentes. Ainda assim, não deixa A. Fischer de verificar
uma estreita ligação entre as duas ciências,
fundamentalmente no que diz respeito à praxis pedagógica.
No
âmbito da acção educativo-didáctica, em
contexto próprio, preciso, está sempre presente, ainda
que de forma larvar, a necessária componente Psicológica,
isto é, a concepção do educando concreto, a um
tempo, sob o ponto de vista da sua própria condição
psíquica, verificada na ocasião, e (d)a situação
concretamente vivida. Tendo em linha de conta, também, a
Pedagogia como ciência, enquanto vista como teoria da Educação,
não podemos nem devemos afastar de si a Psicologia, pelo que
ambas se encontram justapostas, existindo “conexione”.
Fischer
acredita que essa ligação é demonstrada pela
própria História da Pedagogia. Desta maneira, a
História da Pedagogia é, por si só, o reflexo da
evolução das nossas perspectivas psicológicas,
uma vez que a substância do culto de uma qualquer época
não radica somente nas correntes psicológicas ou
religiosas, nas forças sociais ou políticas, mas também
na subtileza das correntes mais profundas da experiência e do
conhecimento psicológicos crescentes.
Para
Fischer, no entanto, a Psicologia não apoia cientificamente a
Pedagogia, embora considere, para todos os efeitos, haver pontos de
contacto entre ambas, e que resultam de uma certa parcialidade de
identidade entre os objectos de uma e de outra, tendo em conta que as
reflexões pedagógicas só são possíveis
a partir do conhecimento psicológico e os factos pedagógicos
são susceptíveis, merecendo uma interpretação
psicológica.
A.
Fischer sugere, no seguimento do seu raciocínio reflexivo,
passe a redundância, a necessidade de uma PSICOLOGIA PEDAGÓGICA
como disciplina específica, cujo objecto será a
investigação científica dos aspectos
psicológicos da Educação.
Querido Ze
ResponderEliminarNao e por acaso que, no inicio de cada ano lectivo, os professores se reunem antes do inicio das aulas, para tentarem conhecer um pouco melhor os educandos que vao leccionar.
Se eu souber com quem estou a lidar, poderei adaptar melhor as minhas praticas lectivas.
Parabens por pesquisares e mostrares correntes de pensadores que se preocupam com a Psicologia ligada a Didactica.
Beijinhos
Mana