quinta-feira, 13 de dezembro de 2018

A SENSIBILIDADE DOS PROFESSORES



Imagem do Google

      Há dois ou três anos, foi-nos dado conhecer uma jovem estudante da Escola Superior de Educação do Porto, numa altura em que frequentava já o último ano do curso. A Sandra, nos seus poucos tempos livres, frequentava e frequenta o ginásio onde também, sempre que possível, tentámos diluir as nossas tensões laborais e, aí mesmo, costumámos conversar sobre os vários problemas que afectam o sistema educativo nacional e sobre as expectativas da Sandra, face à profissão que começa agora a desempenhar.

      Até aqui, nada de surpreendente afinal, ou não fosse o excepcional entusiasmo, autenticamente cenestésico, que esta nova professora coloca em tudo o que diz quando se refere à sua primeira experiência profissional que ocorreu durante o último ano lectivo, com um primeiro ano de escolaridade, numa escola do Norte de Portugal.

      Não é por acaso que a Sandra rapidamente granjeou a simpatia e amizade dos pais das crianças, a aceitação e carinho dos alunos e a camaradagem dos colegas, depois de um ano de trabalho aturado, repleto de sucesso docente e discente.

      Esta introdução serve apenas para que se não perca a esperança na real dedicação, entrega e empenhamento das novas gerações de professores, a quem cabe hoje o protagonismo do papel dificílimo, mas não impossível, da preparação das crianças que passarão a integrar as novas sociedades em construção. A Sandra é, pudemos constatar, o exemplo vivo disso mesmo.

      Temos, neste mesmo espaço, feito referência à ideia de que hoje, e cada vez mais nos tempos que hão-de vir, as aprendizagens não cessam com o terminus dos cursos que cada um frequenta, nem com a conclusão compartimentada de um qualquer conjunto de saberes, conhecimentos ou competências previstas para uma qualquer acção de formação.

      A educação hoje implica uma permanente actualização de conhecimentos, fundamentais no sentido de levar os professores a adquirir confiança e à-vontade no seu quotidiano lectivo, contribuindo com a sua perseverança e presença avalizada, a sua envolvência educacional (psicológica, pedagógica, sociológica, didáctica), a sua “mestria” formativa e informativa, para a construção de um clima escolar atractivo para as crianças, de forma a prepará-las para o futuro, dotando-as de personalidades responsáveis e actuantes.

      O papel do professor, no fundo, torna-se tanto mais difícil e demolidor, quanto mais aberrante e distorcida se tem tornado a sociedade... as sociedades... e estamos a pensar na força da globalização e na sua inevitável influência. Por esta razão, a tarefa afigura-se-nos hercúlea. No entanto, o professor terá de estar preparado para forçar a mudança, advogando as vantagens da empatia e da tolerância, em contraponto com os complexos étnicos e culturais de alguns, com a intransigência antidemocrática de outros, com a ostentação agressiva de fortunas repentinas e mal explicadas e que constituem, estas, um autêntico atentado à inteligência e às dificuldades dos mais carenciados.

      O professor tem de apostar, por conseguinte, na sua capacidade permanentemente progressiva de inculcar, nos homens e nas mulheres de amanhã, o sentido da responsabilidade e do trabalho honesto, formando personalidades impregnadas de valores morais que possam nortear as suas vidas, sem nunca perderem de vista as vantagens de uma sociedade alicerçada na paz e na democracia solidária e tolerante.

      Evidentemente que depois de todo este conjunto de exigências, não seria humanamente racional, pertinente, plausível que não fossem concedidas ao professor garantias das mais diversificadas, que visem o fomento da qualidade do ensino e do desempenho profissional docente.


       Não é possível pedir tudo de uma só vez e, nada facultar em troca. Aliás, não é normal esperar que um professor aja como se de um “robot” se tratasse. As contrapartidas são deveras importantes, senão mesmo imprescindíveis e, por isso, torna-se urgente rever as condições de trabalho, as remunerações e o estatuto; com vontade política e sentido factual.

1 comentário:

  1. Ser professor é uma tarefa difícil. Por isso só devia exercê-la quem realmente está vocacionado para ele, como acontece com a Sandra que nos descreve. A constante actualização de conhecimentos é fundamental, concordo… Gostei de o ler.
    Um bom fim de semana.
    Um beijo.

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