terça-feira, 18 de dezembro de 2018

NO LIMIAR DA ESCOLA INCLUSIVA (?!)



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    Há muito quem fale da escola inclusiva como algo de inevitável, por considerarem, imagine-se, de efeitos milagrosos; a exemplo, aliás, daquilo que se tinha antes verificado com a flexibilidade curricular, depois de testadas muitas outras receitas de jaez meramente teórico-livresco, afanosamente propaladas por quem nunca leccionou e também pelo grupo daqueles que, embora tivessem começado no terreno duro e difícil de “contexto de sala de aula”, rapidamente fugiram para o lúdico coleccionismo de cursos e mais cursos, perderam rapidamente a noção da realidade ensino/aprendizagem, mas, conseguem ter o desplante de, em prédicas, palestras e “formações” (?!), nos apontarem os mais absurdos e descontextualizados caminhos de orientação lectiva.

    A este propósito, vamos recordar aqui um caso, do qual nos deram parte, de uma criança em idade escolar, adoptada , sofrendo de comportamentos acentuadamente disruptivos, caracterizados por acções e reacções inopinadamente violentas, agressivas, destruidoras, caóticas.

    Estranhamente, a mãe adoptiva não encara a dura e notoriamente visível realidade protagonizada pela própria criança e, não só nega tudo aquilo que se vai passando com o menino, mas também, depois de testemunhar as insólitas atitudes e “loucuras” do Abel, assobia para o ar, como se nada fosse.

    Avancemos, no entanto, mais alguns dados sobre a questão vertente: o Abel, ao longo deste último ano, depois de vezes sem conta ter desempenhado, na sala de aula de uma turma do ensino regular, o papel de terramoto e furacão e tanque bélico, virando carteiras de pernas para o ar, arrancando, sem mais nem menos, das paredes os expositores com os trabalhos dos colegas, puxando cabelos, desferindo caneladas, arranhando, cuspindo, mordendo, a torto e a direito, os outros meninos e a professora... bem, ao abrigo do Dec.Lei nº 319/91, passou a integrar, contra a vontade da senhora que detém a sua custódia legal, a turma do ensino especial.

    Agora, nesta turma, com professores superiormente habilitados para o efeito, nada se alterou em relação ao Abel. Modificou-se, isso sim, relativamente ao sossego e à tranquilidade dos outros meninos, alguns deles com deficiências profundas, impossibilitados de se defenderem das agressões repentinas do Abel. Tornaram-se inquietos, nervosos, ansiosos, sofrendo desnecessariamente por causa de uma outra criança que se encontra, declaradamente, no limiar da Escola Inclusiva. Este problema tem de ser solucionado, valha-nos Deus!

    A mãe, entretanto, não consegue adquirir consciência da verdadeira dimensão do problema e denuncia o caso, através da sua versão muito subjectivamente particular, aos responsáveis regionais, pelo que estes lhe garantem que o menino deverá ser reintegrado na turma do ensino regular que tinha frequentado antes.

   Em nossa opinião, todo este caso, a provocar já demasiado rebuliço, deve ser analisado com cuidado, atenção, ponderação, profissionalismo e sentido clínico-pedagógico, pois trata-se de uma criança especialíssima a requerer cuidados também especiais e acompanhamento especializado e permanente, numa instituição vocacionada para o efeito.

    Imaginem, por hipótese, que na nossa sociedade , que é inclusiva, se não dava destino específico, terapêutico, pedagógico, profiláctico, diferenciado, conforme os casos, a doentes do foro psiquiátrico, a assassinos, a violadores, a traficantes e ladrões, e se deixava tudo “à balda”, então onde é que íamos parar todos?


    Relativamente ao Abel, será de toda a conveniência e em nome do mais elementar bom senso, reunir todas as partes envolvidas, na tentativa de definição de uma solução útil e de consenso. Não pode ser suficiente a versão solitária e subjectiva desta mãe fragilizada, destroçada pela angustiante dor e sofrimento de uma adopção que a sorte não bafejou.

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