quinta-feira, 13 de dezembro de 2018

PENSAR O INCOGNOSCÍVEL




Imagem do Google

      De acordo com as teses de Wilfred Rupert Bion (1897-1979) – profundas, complexas e geniais – a teoria do conhecimento parte do pressuposto de que conhecer tem a sua génese na emocionalidade que envolve as experiências primitivas, desde que ligadas à ausência do objecto. Desta forma, “pensar” enquadra-se numa abstracção que parte de uma realização (esquematização). Pensar os pensamentos, portanto, radica na singularidade das impressões sensoriais e no primitivismo da emocionalidade empírica primordial, enquanto fenómenos aliados à realidade protomental do indivíduo.

      Estes conceitos revolucionários desenvolvidos por Bion, extremamente úteis e fecundos para a psicologia do desenvolvimento e para a psicanálise, encontram-se ancorados na filosofia de Immanuel Kant (1724-1804), nomeadamente em certos aspectos da Crítica da Razão Pura, como aquele que diz respeito à coisa em si; Kant considerou incognoscíveis as realidades que se situam fora dos limites da experiência possível, isto é, aquelas que transcendem as meras possibilidades do conhecimento, enquanto concepções espirituais (númenos) situadas para lá dos fenómenos que nos são dados percepcionar.

      Estas coisas em si podem ser pensadas (é possível fazê-lo), desde que não envolvam contradição, sem nunca iluminarem (feno) o nosso conhecimento, até porque pensar um conceito não significa atribuir-lhe validade objectiva. Não nos é dado conhecer a realidade absoluta, a coisa em si, pois desta não temos qualquer tipo de experiência nem entendimento; aquela opõe-se às aparências, de algum modo ligadas, estas, ao espaço e ao tempo, depois de materializadas através da percepção subjectivada pela nossa síntese unificadora.

      Pensar o incognoscível (a verdade absoluta) é possível, seguindo os ensinamentos de Kant e de Bion, já que os conceitos do entendimento da realidade transcendental podem ser pensados para que possamos esboçar (aflorar) os dados da experiência, sem nunca sermos capazes de ultrapassar as possibilidades da mesma... Diz-nos Bion, sobre o nosso psiquismo, onde se internalizam as pré-concepções ou conhecimentos a priori, que aquele se configura admissível como “coisa em si” ; esta área, embora inacessível, é passível de ser imaginada, e, sendo pensados os seus elementos é porque se operou a função-alfa (depressiva e integradora), dando sentido à realidade, e fundamental em toda a sua capacidade transformadora das impressões sensoriais e das experiências emocionais, formando conceitos e gerando conhecimento, e ainda para que os elementos-beta (dispersivo-esquizo-paranóides), avessos à frustração e incapazes de tolerância, não sejam destruídos do pensamento – por evacuação (identificação projectiva), onde impera (apenas) a arrogância, a estupidez e a curiosidade.

      Nesta conformidade, a oscilação entre as posições Esquizo-paranóide e De pressiva, aliada à interacção vinculativa continente-conteúdo (mãe-bebé), permite ao sujeito, não só tolerar a frustração, aceitando conceber abstracções, realizações exactas e performances técnicas, mas também o abandono pacífico das perspectivas passageiras das coisas sensíveis ou sensitivas, através da função-alfa. Ou melhor: na posição depressiva gera-se a experiência de conhecimento e os elementos-beta (neste transe) podem ser pensados, depois da experiência do conhecimento ao qual se alia o facto seleccionado (o seio) – no caso da relação primária mãe-bebé, enquanto modelo prototípico humano.

NOTA: Pela sua importância e flagrante actualidade (ignoradas), voltaremos ao assunto.



Sem comentários:

Enviar um comentário