segunda-feira, 3 de dezembro de 2018

TER A CERTEZA


      
Imagem do Google



      Ter a certeza de algo, de acordo com o senso-comum, não é mais do que alimentar a opinião de que se está na posse da verdade, demonstrando firmeza e assertividade nesta ou naquela afirmação, perante o outro ou os outros, nos mais variegados contextos interaccionais. Psicológica e filosoficamente, a certeza encerra sempre em si cambiantes de cariz, quer subjectivo quer objectivo; logo, não é nunca uma evidência nem pode ser confundida com as caleidoscópicas acepções da crença. Também os escolásticos, a partir de S. Tomás de Aquino (1225-1274), procuraram harmonizar a razão e a fé, a filosofia e a teologia, defendendo o equilíbrio sistémico entre os ensinamentos de Aristóteles e o dogma cristão. Nessa mesma linha, e sobre a matéria em epígrafe, separaram, acerrimamente, a certeza em objectiva e subjectiva:

      Assim, a certeza objectiva não pode ligar-se à sentimentalidade emocional nem tão-pouco ao assentimento da consciência. Para ser objectiva a certeza tem de tanger as raias da evidência, ancorando-se na anuência firme e genuína de um testemunho cuja factualidade não ofereça dúvidas. De qualquer maneira, não é despiciente considerar a certeza como uma forma de conhecimento, enquanto unidade percepcionada entre as formas apriorísticas da sensibilidade (síntese entre espaço-tempo e matéria), sendo, portanto, intangíveis e incognoscíveis, ao contrário das impressões sensíveis, meramente aparentes, estas (Kant). Nesta conformidade, torna-se clara a distinção entre a coisa em si (númeno), e o fenómeno, que significa o que nos é dado percepcionar. Onde fica a certeza, então?

      Quer as razões, as declarações ou os argumentos aduzidos em um sentido ou no outro, isto é, afirmar-se que se tem a certeza de ter a certeza de algo, ou confessar-se a impotência de defender honestamente a verdade ou a falsidade de alguma coisa pretensamente objectiva, quer as teses de quem se fica pela essencialidade das certezas morais, alegando que a certeza se impõe por si só, apenas por ser evidente a impossibilidade de afirmar ou demonstrar o contrário, não nos obrigam à adopção de uma saída para esta dicotomia, apenas porque se nada fizermos ou decidirmos, tal estado de coisas deixar-nos-á num beco sem saída. Diga-se o que se disser, cogite-se o que se cogitar, sejamos íntegros, honestos e flexíveis e... não tenhamos receio – as certezas não existem! Ou melhor: existe uma, e essa é a certeza da morte.



Sem comentários:

Enviar um comentário