segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Repto Provocatório - Contracapa do romance histórico "O CHÃO DOS SENTIDOS" (no prelo)




 “Por cima, a criada tinha colocado um avental de linho branco, irrepreensivelmente brunido, que emprestava ao volume doce dos seus seios virgens, uma indescritível beleza e frescura; o balanço das suas ancas redondas, quebradas e soltas, a projecção das suas nádegas, sensualmente cheias, vigorosas e firmes, onde brincava saltitante e atrevido o laço do avental, constituiam para o Padre Adolfo alguns dos traços perceptíveis da mulher visível. Perante tudo isto, o sacerdote entregava-se à aparente leitura da revista “O Século Ilustrado”, em frente à lareira, onde um monte de achas de carvalho e azinho alimentava o crepitar das labaredas doiradas, lumimosas e quentes. O pároco sentiu que começava a transpirar: o cheiro de Arnalda envolveu-o completamente, e era agora o corpo daquela mulher que irrompia das chamas, com o seu cabelo de fogo a queimar-lhe o rosto de homem solitário, a abrasar-lhe o peito onde cavalgava um coração apaixonado... E, tal como a fogueira que ardia à sua frente, se manteria acesa enquanto durassem as brasas, Adolfo continuaria a sentir o avassalador afrontamento, provocado pela presença da fêmea, cuja chama inapelável lhe torturava a mente e desfeiteava o corpo, num processo lento e gradativo que o mortificava e consumia, de forma inglória, até que voltasse a ser chão. Quando a mulher passou de novo perto dele, Adolfo levantou-se num salto, agarrou o braço da criada e falou perturbado:”



Manuel Bragança dos Santos
O CHÃO DOS SENTIDOS 

2 comentários:

  1. Querido Zé
    Acabo de te tecer um comentário no meu Tablet,porque o computador estava a falhar,mas, como tu tens aquela prova de que não somos robots,o meu mini chega aí e o teclado desaparece.Vou tentar ver se reconstituo o que escrevi.
    Este conto está muito bem escrito. Dá até vontade de pegar no livro e ler tudo até ao fim. Pelas figuras de estilo que usas e pelo teu minucioso poder descritivo,parece que estamos a ver as cenas.parabéns.És muito talentoso.
    Agradeço as visitas e os comentários às minhas publicações no blog.Passaste uma à frente- é a que responde ao desafio que me foi feito por uma nuestra hermana.É a autora do blog El Arte de las Palabras.Se o visitares,vais gostar.A Tamara escreve muito bem e sabe o que diz.
    Eu vi os textos de outros concorrentes e achei-os belíssimos,mas, msmo que não ganhe nada,gosto de responder a desafios. Devo dizer-te que não é fácil escrever condicionada a um determinado número de palavras e sendo obrigada a usar umas quantas.Todos os desafios que aparecem,quer do Brasil,Portugal ou Espanha, eu respondo sempre,como verás se percorreres todo o blog.
    Bom fim de semana.
    Beijinhos da
    Mana


    mana

    ResponderEliminar