domingo, 9 de agosto de 2020

VIÇOSO CIO

 



                     Estou farto do pasmo e da tristeza

                     das noites que passo sem aconchego

                     por isso sinto hoje este apego

                     de lograr para mim tanta beleza


                    E na voz do meu ser esta firmeza

                    de saber do teu corpo o meu sossego

                    ou feitiço quem sabe do borrego

                    por queimar no altar da Natureza


                    Na dor teço miragens se não vens

                    para ter do conceito sensações

                    secreta bailarina dos haréns 


                    Nas sedas e cambraias perfumadas    

                    assoma de ternuras e tições  

                    um vigor esboçando madrugadas 



Imagem do autor

18 comentários:

  1. Un poema escrito (creo) desde la introspección. Es más una traducción de sensaciones que una descripción de una imagen o de algo exterior...

    Me encantó, Humberto. Abrazo agradecido.

    ResponderEliminar
  2. O desejo do amor. Às vezes mágoa. Às vezes júbilo... Um belo soneto, meu Amigo Humberto.
    Uma boa semana com muita saúde.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
  3. Conteúdo e forma bem diferentes, muito interessante, um lindo soneto e que gostei de ler, Humberto.
    Uma boa semana, com muita saúde, e belas inspirações.
    bj, até mais!

    ResponderEliminar
  4. Sonhos de amor, por vezes alimentados por miragens, como versou. Um belo soneto!.

    ResponderEliminar
  5. Excelente soneto.
    Com uma construção muito bem conseguida.
    Bom fim de semana, caro Humberto.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  6. Sonhos e miragens num desejo de amor.
    Poema aparentemente leve, com verdades
    que não se escondem.

    Gostei muito, caro Humberto.

    Abraço
    Olinda

    ResponderEliminar
  7. Acordo na madrugada
    Com a luz do teu perfume,
    Teu corpo é uma alvorada,
    Que o desejo faz lume.

    Saudações poéticas

    Juvenal Nunes

    PS - O que se passa com o título?

    ResponderEliminar
  8. Querido Zé
    Enquanto eu não «boto nada para ser comentado», tu dás-nos um belo soneto eeivado de saudades da amada. Em tempo de férias, até me imaginei noutras paragens, depois do jantar, num bom hotel, a apreciar uma dança do ventre!
    Bela imagem a ilustrar tão sentidas palavras!
    Não tarda e estará «de volta o aconchego», como diz a canção.
    Um beijinho
    Mana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querido Manel
      Onde se lê «eeivado» deve ler-se «eivado». As minhas desculpas.
      Um beijinho
      Mana

      Eliminar
    2. Querido Manel
      Onde se lê «eeivado» deve ler-se «eivado». As minhas desculpas.
      Um beijinho
      Mana

      Eliminar
  9. Um soneto belíssimo, pleno de cor, viço e romantismo.
    AMEI!
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  10. Olá, como está?

    Um soneto como mandam as regras.

    Gostei.

    Saudações poéticas!

    ResponderEliminar
  11. Que soneto perfeito e sensual. A imagem é deslumbrante.

    Tenho uma surpresa no meu blogue, da qual gostaria que participasse, mas talvez esteja de férias. Mto obrigada de qualquer forma.

    Abraços e bom setembro!

    ResponderEliminar
  12. Divino maravilhoso
    Esse teu lindo soneto
    Quer em quadra ou terceto
    Os teus versos levam ao gozo
    Que a alma precisa - um poso
    Na luz divinal do belo.
    Parabéns, amigo! Eu selo
    A minha admiração
    No teu soneto no vão
    Deleitoso que é lê-lo!

    Grande abraço! Laerte.

    ResponderEliminar
  13. Olá!

    Gostei do seu soneto.

    Saudações poéticas!

    ResponderEliminar