sábado, 21 de agosto de 2021

HARMÓNICO TOM

 
 





 


Nem sempre somos prontos a ouvir 
passagens no discurso canceladas
pois ninguém conseguirá discernir 
o porquê das palavras recalcadas
  
Do que ficar por bem será remir   
dos frutos que não pendem das sacadas
a seiva delirante de sortir
as falhas já banidas das latadas
 
Fala-me da bonomia dos campos
da serena paixão que vem da lua 
da sedutora luz dos pirilampos
 
sempre que mavioso como prece
na pauta fervorosa e semi-nua 
lascivo e musical o tom se tece 
 
Imagem do Google

7 comentários:

  1. Tua poética prosa,
    Meu caro e estimado amigo,
    É sensacional! Te digo
    Que é o que minha alma esposa.

    A tua arte é primorosa!
    Parabéns! Eu a bendigo
    Por deleitar-me e consigo
    Sentir o que a alma goza.

    Eu sinto o que alma sente.
    É um gozo transcende
    Por luz que a alumia.

    A tua prosa é um ente
    Feito em letras! De repente
    Faz-se em luz - é poesia.

    Estava, sinceramente, saudoso de tua contribuição literária neste meio. Minha gratidão pela partilha. Deus seja louvado. Abraço fraterno. Laerte Tavares.

    ResponderEliminar
  2. Impecable, amigo. Suena tan bien en portugués como en español. En otras palabras sensible soneto inolvidable.

    Abrazo grande.

    ResponderEliminar
  3. O teu harmônico tom,
    Quer em prosa quer em verso,
    É luz do teu Universo
    De Deus que te deu tal dom.

    E a rede xis ponto com
    Espalha em campo diverso
    Esse teu dom e disperso
    Ecoa e retumba em som.

    Gostei da tua prosa, amigo!
    Porém, nos versos, consigo
    Sentir tua alma de artista.

    Queira ou não, está contigo
    A luz que ilumina o antigo
    Dom do vero iluminista.

    Parabéns, amigo! Laerte.

    ResponderEliminar
  4. Poderá haver harmonia contextual numa semântica não expressa?
    No desânimo dessa incompletude há, no aforçurar da busca pelo equilíbrio harmónico, um mimetismo com a natureza em que "lascivo e musical o som se tece."
    Abraço fraterno.
    Juvenal Nunes

    ResponderEliminar
  5. "Fala-me da bonomia dos campos
    da serena paixão que vem da lua
    da sedutora luz dos pirilampos"
    Falo consigo, meu Amigo, para lhe dizer que este terceto até me faz bem lê-lo. Por isso o repito também.
    Continue a cuidar-se.
    Uma boa semana.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
  6. Apesar de quase desprovido de sinais de pontuação, o seu soneto ficou harmonioso, tanto como o tom harmónico que canta.
    Os dois tercetos falam-nos do 'angulus ridet' com que me identifico.
    O meu abraço.
    ~~~

    ResponderEliminar
  7. Nem sempre é realmente fácil ouvir palavras recalcadas, mas é gratificante e delicioso ler sonetos tão belos como este, que iluminam a nossa imaginação, como as delicadas luzes dos pirilampos.
    Um grande abraço

    ResponderEliminar