quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

PAULO FREIRE, O PEDAGOGO

Esse grande educador e pedagogo que foi Paulo Freire (1921-1997) nasceu no Brasil, na cidade de Recife. Em 1947 começou a trabalhar com adultos analfabetos e, gradualmente, foi desenvolvendo um método de trabalho a que foi associada a palavra “conscientização”. A partir de 1962 partiu para a realização de experiências com base no seu próprio método.

Ainda na grande nação sul-americana, depois do golpe de estado ocorrido em 1964, Freire foi preso pela “Nova Ordem”, sob a alegação de que o seu método de ensino era manifestamente subversivo. Reaparece, então, no Chile, no exílio, onde consegue implementar livremente as suas teorias educacionais, realizando também vários seminários que versam as suas ideias e o seu trabalho.

Na base das concepções de Paulo Neves Freire sobre Educação, encontra-se uma primeira ideia-chave: “Para ser válida toda a educação, toda a acção educativa deve ser, necessariamente, precedida não só de uma reflexão sobre o tema em estudo, mas também de uma análise do meio vivencial onde se insere o indivíduo que se pretende apoiar, ajudar a educar.

Por um lado, na ausência de uma tal reflexão sobre o indivíduo, arriscamo-nos a adoptar métodos que o reduziriam à mera condição de objecto; por outro lado, ignorando a cuidada observação do meio envolvente, precipitamo-nos na protagonização de uma educação que não estará nunca adaptada à pessoa em causa, à qual, no fundo, se destina. Como defende, então, Paulo Freire o seu método? Vejamos:

Através da concretização de uma segunda ideia-força, o grande pedagogo Paulo Freire aposta na reflexão sobre a situação, sobre o ambiente atinente ao indivíduo, sobre a realidade que o torna sujeito. Só uma educação deste tipo liberta o homem em vez de o escravizar; de o domesticar; de o “acomodar” como até aí acontecia, na maior parte das vezes, com os princípios e métodos educacionais vigentes, tendentes a ajustar o ser humano à sociedade, em detrimento da sua legítima promoção.

Nesta conformidade, tornava-se urgente que a Educação tivesse em vista – e isso foi percebido por este brasileiro, pioneiro desta inovadora e revolucionária abordagem educativa –, na sua substância, nos seus programas, nos seus métodos, uma adaptação à sua própria essência, isto é, permitindo ao homem se tornar sujeito, se constituir como pessoa no sentido de transformar o mundo, criando com os outros novas relações de reciprocidade, na construção da sua própria cultura e da autenticidade da sua história.
(Voltarei ao assunto)







2 comentários:

  1. Gostei de conhecer Paulo Neves Freire e as suas ideias. Realmente, o que se ensina aprende-se melhor quando existe proximidade e partilha entre as partes. Quando quem ensina, ensina o que é realmente útil e necessário saber. Não é fácil, mas será este um caminho que trará certamente mais frutos, acontecendo.
    Bji

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  2. Querido
    Um grande mestre,Paulo Freire! Deve ser dado a conhecer e os seus métodos deveriam ser adoptados...mas... talvez não interesse a quem tutela!!!...
    As «ovelhinhas»são mais fáceis de conduzir do que seres bem pensantes,não é?!!!
    Obrigada por partilhares ideias tão inovadoras e necessárias, e que deveriam ser tidas em conta.
    Muitos parabéns.
    Beijinhos
    Nininha

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