terça-feira, 2 de janeiro de 2018

LUGAR AO SONHO E À FANTASIA

Imagem do Google


Lemos, algures, num "outdoor", na margem de uma auto-estrada: "Nove em cada dez crianças adormecem sem terem quem lhes conte uma história."

Isto dá que pensar... No dizer de Pierre Mabille (1904-1952), "o Maravilhoso exprime a necessidade de ultrapassar os limites impostos pela nossa estrutura, de atingir uma maior beleza, um maior poder, uma maior duração. O Maravilhoso visa superar as barreiras do espaço e do tempo; pretende destruir todos os obstáculos. Ele é a luta da Liberdade e é contra tudo o que a reduz, destrói ou mutila."

"(...) O Maravilhoso aproveita-se dos pontos de fraqueza da inteligência organizadora, como o fogo de um vulcão se insinua por entre as falhas da rocha; ele ilumina os celeiros da infância, é a estranha lucidez do delírio, é a luz do sonho, a claridade verde da paixão..."

Depois de devidamente analisada esta deliciosa explanação de Mabille, sobre o Maravilhoso, fácil é concluir o quanto arredados têm andado os adultos das necessidades mais prementes das crianças, neste particular, quer por ignorância quer por desleixo relacional; neste âmbito, também as escolas pecam por omissão.

Hoje, as famílias são cada vez mais disfuncionais, devido à pressão social e às exigências de uma economia madrasta. Não existe já (ou escasseia) a doce envolvência das famílias alargadas -- onde o quotidiano era pautado pela presença atenta dos avós, sempre adorados e respeitados. Estes mimavam os netos com imensas histórias, lenga-lengas, cantilenas e pequenos contos.

Que resta hoje às crianças, para além das aberrações virtuais, que lhes permita encetar a fabulosa, apaziguadora e edificante viagem pela aventura do sonho, do maravilhoso, rumo ao incrível universo do seu próprio imaginário?! Como conseguirão elas diluir e elaborar os seus fantasmas existenciais?!













3 comentários:

  1. Concordo consigo, dá mesmo que pensar!

    r: Muito, muito obrigada :)
    Um excelente ano

    ResponderEliminar
  2. Un texto complejo bello inteligente
    Me dejas siempre pensándote

    ResponderEliminar
  3. Me encantaría tener la habilidad que tu tienes escribiendo en diferentes idiomas
    besos

    ResponderEliminar