terça-feira, 21 de abril de 2015

NOTAS SOBRE O IMAGINÁRIO (SOCIAL)


Freud
Jung
Lacan
*Imagens do Google


Abordar o assunto em epígrafe implica, desde logo, a coragem de enveredar pela complexa senda do nosso psiquismo mais intrínseco e insuspeito e ser capaz de desafiar a terrível força dos nossos conteúdos inconscientes, impregnados dos fantasmas que se ocultam na nossa alma pessoal e colectiva.

O imaginário social, logo colectivo, não constitui um fenómeno rígido e imutável, já que evolui em função do tempo ao longo do qual se verificam as respectivas representações, inerentes às consciências dos diversos actores, enquanto reflexos das múltiplas interacções dos mesmos entre si e ainda no âmbito das várias instituições que formam o tecido social.

A identidade de determinada comunidade (sociedade) abarca a experiência subjectiva ou consciência alicerçada no pensamento, na linguagem (polissémica) e nos comportamentos dos seres sociais, e constrói-se a partir da representação que aquela elabora de si própria, evidentemente, assentando no imaginário tecido pelos vários códigos de conduta que pautam os papéis e as hierarquias sob a influência familiar, social, política, religiosa, histórico-filosófica e ideológica. Não esqueçamos também, no entanto, o legado de Carl Gustav Jung (1875 – 1961), quando este refere os “arquétipos” (mitos) do inconsciente colectivo, enquanto “manifestação de toda a existência humana desde os princípios mais remotos”, mas sempre reactivos e actuantes, acedendo ao psiquismo humano consciente, indirectamente, de forma simbólica.

            Quer a comunidade a que se alude, quer os grupos que a formam projectam-se através das representações mentais, do imaginário, desse universo simbólico e, assim, vão construindo identidades e papéis, necessidades e caminhos que possam dirigir-se à satisfação dos objectivos em presença.

Jacques Lacan (1900 - 1981) definiu o inconsciente como algo assente num quadro simbólico semelhante à linguagem; o inconsciente estrutura-se como uma linguagem, embora se encontre presente desde logo no quadro inicial da representação simbólica à qual chegamos através do imaginário que se tece pelas palavras; primeiro no seio da família, depois na escola... a caminho do social. A origem das representações simbólicas radica, em princípio, na época primitiva onde se encontrava sob uma identidade abstracta e linguística, tendo incorporado mutações ao longo dos séculos.

Importa ainda recordar Freud (1856 - 1939), quando o fundador da psicanálise decide esboçar novas ideias, já depois da publicação da obra “A Interpretação dos Sonhos”: agora, o simbolismo não se liga propriamente ao sonho, e este neurologista fala então no método de codificação e acrescenta tratar-se de conteúdos simbólicos mais ligados às representações inconscientes do povo, patentes no folclore, mitos e lendas. Por sua vez, Schubert (1814), perspectivava a tonalidade dos símbolos para lá da linguagem. Será que Schubert lhes atribuía uma ultra-significação com carácter semiológico? Provavelmente.

E voltamos a Lacan – profundo e, por isso mesmo, complexo –, para falar da linguagem e do valor universal do símbolo e do código comum que o mesmo em si encerra, dando sentido à realidade através da comunicação que a actividade mental equilibrada baliza; o signo reenvia para um referente comum, fixado pelo código, no acto da palavra, do diálogo e, em função de quem a escuta, opera-se uma dimensão simbólica, metafórica, que distorce a significação e gera a subjectividade. Decididamente, não é possível precisar o conceito de IMAGINÁRIO, com rigor absoluto e em termos definitivos.

1 comentário:

  1. Aqui está, amigo uma postagem que nos obriga a reflectir, com a ajuda dos filósofos, sobre a sociedade enquanto imaginário social e colectivo. Voltarei aqui...
    Beijo.

    ResponderEliminar