domingo, 2 de fevereiro de 2014

A PSICOLOGIA PEDAGÓGICA (II)

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Avançando mais ainda, a caminho da conclusão, na reflexão iniciada há cerca de oito dias sobre a temática em epígrafe, direi que, tanto pelo seu objecto como pela sua intenção, PSICOLOGIA e PEDAGOGIA são distintas, segundo confirma A. Fischer, o que, do ponto de vista científico, constitui uma visão do problema em moldes bem mais realistas e clarividentes. Ainda assim, não deixa A. Fischer de verificar uma estreita ligação entre as duas ciências, fundamentalmente no que diz respeito à praxis pedagógica.

No âmbito da acção educativo-didáctica, em contexto próprio, preciso, está sempre presente, ainda que de forma larvar, a necessária componente Psicológica, isto é, a concepção do educando concreto, a um tempo, sob o ponto de vista da sua própria condição psíquica, verificada na ocasião, e (d)a situação concretamente vivida. Tendo em linha de conta, também, a Pedagogia como ciência, enquanto vista como teoria da Educação, não podemos nem devemos afastar de si a Psicologia, pelo que ambas se encontram justapostas, existindo “conexione”.

Fischer acredita que essa ligação é demonstrada pela própria História da Pedagogia. Desta maneira, a História da Pedagogia é, por si só, o reflexo da evolução das nossas perspectivas psicológicas, uma vez que a substância do culto de uma qualquer época não radica somente nas correntes psicológicas ou religiosas, nas forças sociais ou políticas, mas também na subtileza das correntes mais profundas da experiência e do conhecimento psicológicos crescentes.

Para Fischer, no entanto, a Psicologia não apoia cientificamente a Pedagogia, embora considere, para todos os efeitos, haver pontos de contacto entre ambas, e que resultam de uma certa parcialidade de identidade entre os objectos de uma e de outra, tendo em conta que as reflexões pedagógicas só são possíveis a partir do conhecimento psicológico e os factos pedagógicos são susceptíveis, merecendo uma interpretação psicológica.

A. Fischer sugere, no seguimento do seu raciocínio reflexivo, passe a redundância, a necessidade de uma PSICOLOGIA PEDAGÓGICA como disciplina específica, cujo objecto será a investigação científica dos aspectos psicológicos da Educação.



1 comentário:

  1. Querido Ze
    Nao e por acaso que, no inicio de cada ano lectivo, os professores se reunem antes do inicio das aulas, para tentarem conhecer um pouco melhor os educandos que vao leccionar.
    Se eu souber com quem estou a lidar, poderei adaptar melhor as minhas praticas lectivas.
    Parabens por pesquisares e mostrares correntes de pensadores que se preocupam com a Psicologia ligada a Didactica.
    Beijinhos
    Mana

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