quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

O TEXTO DESCRITIVO

Existe uma grande diferença, por nós tantas vezes constatada, entre a maneira como os portugueses, na sua grande maioria, infelizmente, ocupam os tempos mortos ou de lazer, e alguns dos povos de certos países europeus, cujo grau civilizacional e curiosidade intelectual saudáveis nos deveriam envergonhar.

Recordem, mormente, o que se passa durante as férias estivais, sempre que a nossa população (os que podem) vegeta ao sol, nas areias quentes das praias do nosso litoral; atentem no tempo que se desperdiça inutilmente, quando se efectua uma ou mais viagens de comboio, avião ou autocarro, ou, até, durante aqueles períodos de descabelada inércia, quando as pessoas se afundam no sofá da sala de jantar, a olhar para o boneco (televisão acesa ou apagada).

Na verdade, muitos dos nossos compatriotas “ocupam” os tempos a que atrás aludimos, protagonizando, indolentemente, uma total pasmaceira, queimando as horas sem nenhum propósito definido, ou, muito pior, “enfardando”, feitos alarves, e bebendo desabridamente, ou desperdiçando as horas de sono grudados à viciante computação internáutica, quando não se deslocam para as “discotocas” (o conceito é nosso), onde se encafuam horas a fio, numa aparente fuga da realidade. ACIMA DE TUDO, NÃO LÊEM!...

E não lêem, caros amigos, porque tal prática, que deve ser induzida desde o berço, requer esforço intelectual, e o português enferma de uma galopante preguiça mental, que lhe tolhe a clarividência e a capacidade de comunicar... Saibam que ler contribui, de forma eficaz, para a constante e imprescindível frescura do raciocínio, porque promove o funcionamento neuronal, evitando, portanto, o seu ancilosamento, isto é, o seu (in)evitável envelhecimento prematuro. ACIMA DE TUDO, LEIAM MUITO! (CONTINUA)

Imagem do Google



4 comentários:

  1. É verdade! Talvez não tenham descoberto ainda o verdadeiro prazer da leitura!! Só perdem! Ler é maravilhoso!

    ResponderEliminar
  2. Querido Mano
    Não é por acaso que está em marcha um Plano Nacional de Leitura.
    Devo dizer, em abono da verdade, que tomei conhecimento de práticas de incitamento à leitura, em algumas escolas do 1º ciclo, de forma absolutamente notável.
    Daqui envio as minhas felicitações às professoras envolvidas, cujo percurso, em parte, pude seguir.
    E como os seus alunos estavam entusiasmados! Dava gosto ver!
    Parabéns pelo texto que descreve uma triste mas verdadeira realidade.
    Beijinhos
    Mana

    ResponderEliminar
  3. Não podia estar mais de acordo contigo, ao contrário da maioria, a mim, o que me falta é tempo para ler.
    A leitura, de facto,mantem o nosso cérebro activo, actualizado, e mantem-nos o espírito crítico aguçado, ao contrário das outras práticas de lazer que descreves que, a meu ver, só embrutece o ser humano e o priva de discernimento face ao Mundo e aos seus desenvolvimentos.
    Fico a aguardar a segunda parte do teu texto ;) beijinhos

    ResponderEliminar