sábado, 1 de março de 2014

SOBRE O TEXTO DESCRITIVO

Depois de tecidas as primeiras considerações, de carácter geral, sobre o decepcionante panorama que nos é dado verificar, relativamente à reiterada aversão à leitura, por parte de inúmeros sectores da população portuguesa, vamos agora adiantar algumas das particularidades de um TEXTO DESCRITIVO:

Neste, a descrição afigura-se-nos como algo de extraordinariamente saboroso, com ingredientes que conferem um paladar especial ao texto que, assim, não conseguimos parar de ler; nesse momento particular a narração cessa, passando a descrição para primeiro plano, perpassando, então, ante o nosso olhar cerebral, todo um cenário de múltiplas cores, artisticamente pinceladas, através das palavras que o autor selecciona, escolhe, visando a harmónica composição sintagmática dos conceitos projectados.

O texto descritivo, no entanto, não se fica por aqui: o mesmo abarca ainda outros recursos estilísticos, a saber a personificação, a comparação, a metáfora, a imagem, etc., tornando, através do apuro cuidado de todos eles, o texto mais rico, mais poético, se quisermos, foneticamente pujante também.

Por último, adiantaremos que, na construção de uma descrição é sempre conveniente dar primeiro atenção aos seres, aos lugares e às coisas; expor minuciosamente todos os elementos e pontos de vista de abordagem – da realidade ou da ficção – que consideremos fundamentais; definir ainda um plano de escalonamento coerente, para que tudo se disponha de acordo com uma ordem perfeitamente lógica.

E é tudo, para não maçar o leitor. Aqui fica o texto descritivo, em toda a sua envolvência e fascínio, impregnado daquele magnetismo mágico que nos impede de desviar os olhos das páginas do livro que temos em mãos, estando mesmo fora de cogitação fechá-lo ou pô-lo de lado. (Brevemente abordarei o texto narrativo).

Imagem do Google


1 comentário:

  1. Querido Zé
    Uma bela definição sobre o TEXTO DESCRITIVO!
    Sabendo o que os espera, os leitores tornam-se mais atentos, para ver se tudo está conforme ditam as regras!
    Obrigada pela partilha de saberes.
    Beijinho
    Mana.

    ResponderEliminar