domingo, 7 de agosto de 2016

ESTADO NOVO E RESISTÊNCIA - Capítulo VIII - SALAZAR – O CANTO DO CISNE


Imagem do Google

        Salazar deveria ter percebido, no início dos anos 50, que os ventos da História começavam então a soprar de outros quadrantes. A Resistência, pelo seu lado, continuava activa, através da acção do “Avante”; este jornal continuava a ser impresso clandestinamente, em tipografias muito bem disfarçadas no interior de casas de aspecto vulgaríssimo. É neste contexto que o governo tende a exercer uma pressão cada vez mais forte sobre as massas populares e sobre a resistência organizada, colocando a PIDE em campo; esta prende, tortura, maltrata e mata o responsável pela tipografia clandestina do jornal do Partido Comunista Português, “Avante”, em 1950, sem que o operário vidreiro, José Moreira, contudo, tivesse falado.

            Logo após a morte de Óscar Fragoso Carmona, em 1951, realizam-se novas eleições, aproveitando a Oposição o facto para apresentar o candidato Quintão Meireles e o professor Rui Luís Gomes que, acusado este de ser comunista, vê a sua candidatura rejeitada pelo Supremo Tribunal de Justiça. É assim que a Oposição se retira, deixando o caminho livre à eleição de Craveiro Lopes, proposto pela União Nacional.

            Entretanto as greves continuam a ser reprimidas a tiro, quer no rectângulo da Metrópole, quer nos territórios africanos onde os homens são tratados como animais de trabalho. Esta incapacidade de ver as coisas como elas na realidade eram, provocava fortíssimas críticas por parte de certos países estrangeiros. Em 1954 foi, finalmente, decretado o “Estatuto do Indígena”.

            Na extensa e tórrida planície Alentejana, sempre que os camponeses reivindicam salários com os quais possam fazer face à carestia da vida, são atacados pelas forças da Guarda Nacional Republicana que, na pessoa de Carrajola, fere de morte a trabalhadora agrícola Catarina Eufémia.

            Em 1955 Portugal integra o cômputo das Nações Unidas. Em 1956 o governo estende as “medidas de segurança” às colónias africanas, tentando dar resposta ao aparecimento dos movimentos nacionalistas, ironicamente liderados por recém-diplomados em Universidades do Portugal Europeu.

            Em 1958 volta a haver eleições: Américo Tomás concorre pelo estafado partido único do regime; pela Oposição apresentam-se Humberto Delgado e Arlindo Vicente, vindo este a desistir em favor daquele. Delgado, massivamente apoiado pela população, afirma com coragem e determinação: “caso vença, demitirei Salazar!”

            Depois de tudo isto, e, feitas as “contas”, Delgado consegue apenas 0,25 por cento dos votos. Havia fortes suspeitas de viciação. Durante a campanha, a PIDE foi desenvolvendo a sua acção, prendendo manifestantes e perseguindo políticos. Entre os presos contam-se António Sérgio, Jaime Cortesão, Mário Azevedo Gomes e Vieira de Almeida. Delgado é demitido e os seus partidários são presos.

            Ainda no ano de 1959 as eleições para a presidência passam a ser feitas por um colégio eleitoral constituído principalmente pela Assembleia Nacional e pela Câmara Corporativa. Em 1960, Álvaro Cunhal e outros opositores do regime conseguem evadir-se do forte de Peniche. Também no ano anterior Henrique Galvão tinha tido êxito na sua fuga de um hospital de Lisboa.

            Salazar não transige no que diz respeito às colónias e o caso de Goa vai ao Tribunal de Haia. Em África, os movimentos ditos de libertação tentam, em vão, negociar, encetando a rebelião armada através de processos de intimidação bárbara contra fazendeiros e trabalhadores negros, mulheres, crianças e animais, às ordens de Holden Roberto, nos primeiros meses de 1961, em Angola. Esta estratégia foi, na altura, sistematicamente reprovada pelo Dr. Agostinho Neto. Na Guiné, o conflito estala em 1963 e em 1964 Moçambique é palco também dos primeiros confrontos. Numa chamada de atenção ao mundo, Henrique Galvão assalta o paquete “Santa Maria”, ao qual chama “Santa Liberdade”.

            A guerra colonial acaba por trazer nova consistência e unidade nacionais ao regime e ao país respectivamente e, enquanto a guerrilha prossegue, os investidores nacionais e estrangeiros apostam nas matérias-primas das colónias, proporcionando um crescimento ímpar, em pouco tempo, nos territórios sob administração portuguesa. Na prática quem mais lucrou foi o capital e os interesses estrangeiros; Portugal, incompreensivelmente, pouco “comeu do bolo” e, quanto aos povos autóctones, salvo alguns casos isolados de pessoas bem posicionadas, nada puderam comungar ou usufruir. Era o crescimento sem desenvolvimento…

            Em 1961, as crises académicas são de carácter fundamentalmente político, embora a estrutura do ensino fosse também contestada. Salazar manda a polícia reprimir os estudantes, o que leva à demissão de Marcelo Caetano do cargo de reitor, afirmando violação da autonomia universitária. O 1.º de Maio é dia de luta e a polícia encontra-se vigilante

Em 1965 há eleições sendo reeleito Américo Tomás. A oposição vê os seus intentos sistematicamente frustrados, pois Salazar não desarma e, quando vem defender uma solução política e não militar para o conflito africano, não consegue convencer o presidente do Conselho de Ministros.

Em 1967 forma-se a LUAR; em 1970 a ARA; em 1971 as Brigadas Revolucionárias, tudo organizações que se colocam ao lado dos trabalhadores.

Depois da morte de António de Oliveira Salazar, em 1968, Tomás chama Caetano para chefe do Governo. Logo aqui surge no espírito de todos uma nova esperança de democratização que a prática desmente. Marcelo limita-se a mudar o nome às coisas: “Estado Social” em vez de “Estado Novo”, prosseguindo, no entanto, o incremento capitalista e o estado corporativo. Nas colónias continua a guerrilha sem contornos claramente definidos e, na Metrópole, Caetano vai organizar as primeiras eleições.

Em quase todos os círculos a oposição concorre através das organizações “CDE” e “CEUD”. A contagem dos votos é, uma vez mais, defraudada e a oposição contesta, sem êxito. Só há lugar para a União Nacional. A PIDE muda também de nome, passando a exibir a designação de DGS – Direcção Geral de Segurança, não mudando, contudo, a sua hedionda acção contra todos aqueles que tentam de alguma forma resistir.

Até 1974 Caetano continua a “liberalizar” à sua maneira, chamando à União Nacional, Acção Nacional Popular (1970). Em 1973 alguns deputados (Francisco Sá Carneiro, por exemplo) renunciam aos seus mandatos por discordarem da acção do regime que persiste no autoritarismo monolítico das suas principais estruturas. A censura chama-se agora “exame prévio”; as colónias, que depois de terem sido designadas de províncias, são agora rebaptizadas de Estados, sem que a guerra se resolva. Aumentam as contradições do regime, assim como a sua dependência económica em relação ao estrangeiro; aumenta também a inflação e a vida torna-se cada vez mais difícil para quem trabalha. Nesta medida, os trabalhadores reivindicam aumento de salário, direito à greve, liberdade sindical, entre outras coisas. A pressão exercida sobre o regime começa a tornar-se insuportável.

Em 1973 a Direita esclarecida tinha em mente preparar um golpe de estado em Portugal, através das diligências que, para o efeito, Kaulza de Arriaga se propunha desenvolver. Nada ocorre, no entanto. Em Luanda, na mesmo ano e, da mesma forma, preparava-se o MPLA para a implementação de acções de luta, prontamente aniquiladas pela atenta vigilância da Direcção Geral de Segurança.

Em 1973 é criado o Movimento das Forças Armadas. Na madrugada do dia 25 de Abril de 1974 o MFA derruba airosamente o regime político vigente e, depois de inúmeras peripécias, encetam-se os primeiros passos (com avanços e recuos) no sentido da construção da democracia em Portugal.


Nota: Por motivos alheios à nossa vontade, só hoje (07/08/2016) é possível concluir a série de publicações sobre a temática.

Sem comentários:

Enviar um comentário