domingo, 26 de maio de 2019

ENTENDER O SOCIAL


Imagem do Google

   Grosso modo, o social (a sociedade) pode ser interpretado, desde que o homem se tornou sedentário, inicialmente para que fosse possível o cultivo da terra, como um simples (antes) ou sofisticado (depois) exercício dialéctico de poder entre os seus membros constituintes.

   Formado por classes (sociais), determinantes da dinâmica relacional grupal, o social progride ou regride em função da diversidade dos tipos de jogos de poder que se vão estabelecendo num dado período histórico-filosófico, e dos resultados que daí advêm para as partes em contenda.

   Caracterizando-se a espécie humana pela sua eterna insatisfação e angústia existencial – não posso precisar se existem, ainda hoje, tribos de caçadores recolectores em estado rigorosamente virgem, isto é não contaminadas pela dita civilização –, assim, o homem tem vindo a cavar, de forma ansiosa, desastrosa e contraproducente o seu próprio destino de total desagregação irreversível.

   Marx e Engels (1848) julgaram poder apagar a terrível história já vivida pela humanidade, ignorando a persistente transmissão das nefastas influências do passado, via inconsciente colectivo, transgeracionalidade, genealogia, hereditariedade genética e simbólica, etc., propondo-se e propondo começar tudo de novo, através do seu excelente, mas impraticável Manifesto Comunista, que, debruçando-se sobre a Revolução Industrial, preconizava a sociedade sem classes, o fim da exploração do trabalho pelo capital, entre muitas outras coisas utilíssimas e socialmente niveladoras.

   Intrinsecamente arreigadas no indivíduo, sendo este, inelutavelmente ambicioso, territorial e agressivo, predador por excelência, senão o maior dos predadores, tudo fazendo, consciente ou inconscientemente, no sentido de cumprir, ao longo da História, esta sua idiossincrática caracterologia, difícil seria mudar fosse o que fosse. Contudo, esta tentativa valeu pelo estrondoso murro na mesa das atrocidades e das injustiças, coisa que hoje não se vê acontecer na luta política e social.


NOTA: VÁ VOTAR; SEJA RESPONSÁVEL... Se é português em Portugal, hoje - 2019-05-26.


7 comentários:

  1. Hoy es un día en el que hemos estado invitados a votar para las elecciones europeas, ya solo quedan conocer los resultados.

    Un placer estar en tu blog, Humberto, mil gracias por tu comentario en el mío.

    Un beso enorme.

    ResponderEliminar
  2. Muito bem, que vença o melhor:)

    Hoje:- Não consigo perceber este meu jeito.

    Bjos
    Votos de uma óptima de Domingo

    ResponderEliminar
  3. Eu votei ontem. É impressionante o número de pessoas que não se interessaram por aquilo que diz respeito a todos. E depois queixam-se…
    Gostei muito do seu texto e sublinho o que disse: "o homem tem vindo a cavar, de forma ansiosa, desastrosa e contraproducente o seu próprio destino de total desagregação irreversível." Infelizmente é verdade…
    Uma boa semana, meu Amigo.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
  4. TEMA de fim de semana - ELEIÇÕES
    Há quem diga:
    Muito bem, que vença o melhor...

    Pois, o problema é que eu não sei qual de todos é mesmo o melhor,
    aliás, SEI...
    não há nenhum que me convença!
    Todos querem é o "tacho" e ficarem no poleiro!

    Mas, mudemos de assunto
    venho aqui agradecer a sua visita ao meu blogue
    ANO SABÁTICO
    e o comentário que deixou.

    SIM são mesmo lugares diferentes e completamente novos para mim e muitos outros, daí o meu interesse em ter ido visitar
    Acredite, tenho conhecido belos recantos deste nosso planeta.
    Muito obrigada, volte sempre.

    Tenho mais 3 blogues
    Bjs.
    Tulipa

    ResponderEliminar
  5. ENTENDER O SOCIAL

    foi o título que deu ao seu post
    eu confesso que muitas vezes custa-me entender o social...

    Ontem passei cá, como Kalinka
    deixei um comentário
    e, hoje volto como Tulipa

    acabei de fazer um post
    num outro blogue meu
    e deixo aqui o link, caso queira espreitar

    http://pensamentosimagens.blogspot.com/

    Continuação de boa semana
    Tulipa

    ResponderEliminar
  6. Olá, Manel, como vai?

    Quero agradecer o bonito, inteligente e erudito comentário, que deixou no meu blogue.
    Grata, também, por ter gostado da minha fotografia. Vai-se fazendo o que se pode -rs.

    O social é extremamente complexo e não encontramos justificações plausíveis para as atitudes da Humanidade.
    Também não sei se há tribos nómadas, como as do Paleolítico, por exemplo, embora seja licenciada em História.

    Marx e Engels queriam pôr em prático o impraticável. Foram utópicos. E eu que os tive que ler tanto!

    Fui votar, obviamente, mas ganhou a abstenção, se virmos bem.
    Esta malta mais nova não se interessa pelo mundo em que vive, pelo SOCIAL, diz bem! Interessa-se por telemóveis topo de gama, roupa e calçado da marca "x". Não sei que homens e mulheres teremos futuramente, mas vejo a "coisa" a descambar.

    Beijos e boa noite.

    ResponderEliminar
  7. Tem toda a razão, mas hoje o apelo dos sectores mais influentes ostenta a bandeira da liberdade sem limites, diria mesmo da anarquia conveniente. Veja-se o que se passa no nosso deplorável rectângulo.
    Beijos.

    ResponderEliminar