segunda-feira, 11 de março de 2019

AQUI D`EL-REI


Imagem do Google
Este poema (soneto) surgiu da inspiração do centenário e ilustre vate, 
FERNANDES VALENTE SOBRINHO,
 a quem rendo, aqui, a minha homenagem.


Aqui D`el-Rei! de novo estou roubado!
Não sei por que razão tal acontece,
Porque o ladrão é mesmo o próprio Estado,
Talvez, só porque rouba, é que empobrece!

Que vale a lei se estou abandonado
E em meu redor só a maldade cresce...
Até o coração está condenado,
Com a injustiça, aos poucos, adoece...

Este Estado-ladrão que diz que é justo
Se cumpre algum dever é sempre a custo,
Faz questão de mostrar toda a peçonha...

Que Estado é este sempre traiçoeiro
Que rouba e deve quase ao mundo inteiro
E continua a não mostrar vergonha!

NOTA: In "Este País-Manicómio e Algo Mais" (2011, p, 25)

4 comentários:

  1. Muito bom Humberto, uma inspiração dura neste sistema vampiro, que suga todo mundo, lá e cá tudo se parece.
    Uma bela homenagem amigo, que muito me lembra aqui o Gregório de Matos de pais lusitanos e formado em Coimbra, conhecido pelos poemas satíricos, que deu a alcunha de Boca do Inferno.
    Gostei muito desta homenagem com um poema forte amigo.
    Semana boa para nós.
    Meu abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Toninho, é sempre um prazer recebê-lo na sala de visitas dos meus modestos escritos. Retribuirei.
      Um abraço.

      Eliminar
  2. Querido Zé
    Este soneto está o máximo!
    Tiraste-me as palavras da boca! Porém, e no meu caso particular, não é só o Estado, como bem sabes.
    Obrigada pela tua visita e pelas tuas palavras. De facto, o João deixou-me feliz, tanto mais que foi a primeira vez que me presenteou desta forma.
    Continuação de uma excelente semana.
    Estou no Sul, com as meninas, porque fiquei muito debilitada.
    Um beijinho
    Mana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Grato, pelo comentário. Cuida de ti. Ligar-te-ei, ainda hoje.
      Beijos.

      Eliminar