terça-feira, 11 de março de 2014

AINDA O TEXTO NARRATIVO (II)

Imagem do Google
Ainda sobre o texto narrativo, e, do mesmo modo, permanecendo no âmbito das personagens, notemos também a importância do seu retrato físico, psicológico, ou mesmo a relevância que pode assumir a fusão de ambos os aspectos; a notoriedade do papel desempenhado na acção, quer pelas personagens principais quer pelas personagens secundárias; a acção individual e colectiva dos intervenientes.



No que diz respeito ao espaço, este pode ter lugar no exterior e é designado de espaço aberto. Já no interior é denominado de espaço fechado. Em termos de espaço aberto não oferece dúvidas que o mesmo se possa enquadrar numa praia, numa serra, num jardim, num lago, num deserto, numa ilha, numa cidade, numa piscina, etc., etc.; já o espaço fechado pode situar-se numa sala, num hotel, num castelo, num quartel, numa escola, numa casa, etc., etc..



Acrescente-se que a localização da acção no espaço e no tempo é feita, por norma, na introdução do texto em questão.



E encerramos estas curtas reflexões sobre o texto narrativo, fazendo alusão ao tempo: este pode decorrer no passado, no presente e no futuro; de dia ou de noite, numa qualquer época ou estação do ano. Por sua vez, o dia pode precisar a madrugada, o amanhecer, o entardecer, a hora de uma qualquer refeição diurna, claro, para além de outras situações temporais a ele (dia) inerentes. A noite, como é óbvio, especifica o escurecer, a noite cerrada... Sobre o assunto, esperamos ter feito alguma luz!

1 comentário:

  1. Querido Zé
    Fizeste toda a luz!
    Se eu quiser escrever um bom texto narrativo, tenho aqui todos os elementos,o esqueleto, que só precisa de ser «preenchido».
    Obrigada.
    Parabéns, pois está muito completo.
    Beijinhos
    Mana.

    ResponderEliminar